5 Maneiras para criar motivação para treinar


Existe uma razão para você ver pouquíssimas pessoas com corpo legal andando pelas ruas: se manter no treino e dieta é difícil, e a maioria das pessoas arrumam mais desculpas do que motivos para se esforçar.
therock 6 Maneiras para criar motivação para treinar
Isto é óbvio. Imagine não poder comer porcarias, não poder encher a cara todo fim de semana, e as vezes sacrificar o próprio horário de sono para poder treinar ou preparar comida. Isto só pra citar alguns motivos que as pessoas criam desculpas…
Mesmo assim, qualquer pessoa – por mais desculpas que crie – pode fazer uma chuva emocional e decidir começar a treinar, mas aguentar firme sem desistir no mês que vem, é outra história. É preciso motivação e dedicação profunda para continuar. E como podemos desenvolver isso ?
Sim, eu sei. Treinar é um estilo de vida saudável, podemos viver mais, teremos mais energia, menos doença, menos estresse, e todas aquelas coisas boas.
Sejamos honestos. Quero ver essas coisas boas fazerem você treinar pesado até a última fibra muscular, em um dia que você só teve dores de cabeça no trabalho, está com sono, cansado, só quer saber de chegar em casa para comer alguma porcaria e capotar.
Bom, neste artigo irei compartilhar algumas das coisas que me motivaram independente do que aconteça no dia-a-dia. Estes gatilhos emocionais o ajudarão a lembrar porque começou a treinar em primeiro lugar e irão te forçar a levantar a bunda do sofá e colocá-la no banco do supino.

Motivação para treinar

1 – Treinar é uma droga natural (e saudável)

Ao treinar, o corpo libera substâncias químicas que alteram o cérebro (1) de forma similar à drogas derivadas do ópio. De uma forma natural, o treino pode mudar o seu humor e fazer você sentir muito bem.
Da próxima vez que você precisar de motivação para treinar, apenas lembre-se como você se sente bem após ter treinado. Qualquer pessoa que treine, já conhece muito bem a sensação.

2 – Cale a boca dos críticos de plantão

Enquanto eu acho legal “treinar pra você, sem ter que provar nada pra ninguém”, todos nós temos satisfação em fazer algo que as pessoas dizem que não podemos.
E todos sabemos que as pessoas são compelidas a criticar e desmerecer toda vez que temos a iniciativa de fazer algo positivo. É a velha história de você falar que vai começar algo novo e diferente, que todos vão tentar te colocar pra baixo e mostrar, direta ou indiretamente, que você não vai conseguir.
Bom, você pode aceitar isso ou usar como motivação: vá treinar e prove, através dos seus resultados, que todos eles estão errados.

3 – Atrair o sexo oposto

Temos que encarar a realidade: a razão numero um para a maioria das pessoas começarem a treinar é gerar atração do sexo oposto.
E foi justamente isto que me fez começar a treinar 12 anos atrás. O meu objetivo original não era apenas ter um corpo legal, mas que atraísse o sexo oposto. Você sabe, aquele tipo de atração universal, primitiva, instintiva que passa todos os tipos de filtros de hipocrisia, e simplesmente fazem as pessoas te desejarem. (Eu era adolescente, me dê uma folga)
Apesar de eu não treinar mais para este objetivo, este foi um fator que me motivou muito. E não sejamos hipócritas, até o cara mais humilde gosta quando uma mulher se sente atraída ou interessada pelo seu físico. E não tem nada errado nisso.
Precisamos colocar em mente que todo treino e toda refeição voltada para o seu objetivo, resulta em pequenas melhorias, que, com o tempo, transformarão você em uma versão mais atraente de si mesmo.
E não pense que isso só vale para caras solteiros. Enquanto a conexão emotiva é ótima para um relacionamento, pesquisas (2) mostram que a atração física constante tem um papel dominante na estabilidade do relacionamento.
Ou seja, se você tem tido problema para se arrastar para a academia, coloque em mente que cada treino perdido é uma oportunidade de ficar com o corpo mais “atraente” que foi para o ralo.

4 – Construção de auto-confiança

Levantar pesos não constrói apenas músculos, auto-confiança também.
Algumas pessoas, com certeza, caem no lado negro da força, e se tornam egomaníacos, mas  nós, pessoas mentalmente balanceadas, apenas nos tornamos mais felizes, calmos, e agradáveis para se ter por perto.
O aumento de auto-confiança se estende para todas as áreas da vida também. Criar uma mentalidade confiante na academia, vai se transportar pra tudo o que você faz fora dela.

5 – Força mental

Quantos treinos você perdeu porque a sua mente foi seduzida em pensar que você estava cansado demais ? Quantas repetições você perdeu porque uma voz na sua cabeça disse que você já tinha feito o “suficiente” ? Isto não são falhas físicas, mas mentais. E elas estão relacionadas a algo muito maior do que apenas treinar.
Se eu fosse escolher uma vantagem que separa pessoas extraordinárias das comuns, em qualquer campo ou atividade, eu não escolheria inteligência, sabedoria, talento, sorte, ou genética. Eu escolheria força mental. A vontade de terminar o que foi começado. A disciplina para não ceder às tentações. A vontade para fazer sacrifícios. E a habilidade para manter altos níveis de performance quando as coisas não estão bem.
Não é uma surpresa que pessoas com a mentalidade forte são melhores atletas, mas pesquisas (3) apontam que pessoas com altos níveis de perseverança são as melhores em qualquer coisa, desde campeonatos de soletrar até treinamentos militares.
A moral da história é que quanto mais mentalmente fortes nós somos, melhores nossas vidas serão. Você não pode desenvolver um comprometimento verdadeiro com nada se você tem uma força de vontade fraca. E os treinos são uma ótima maneira para construir força de vontade e se transformar em uma pessoa mentalmente forte.
Quando você vai pra academia todo dia pra treinar pesado, independente das razões que você tenha para não ir, independente de quão sem vontade você esteja, você não está transformando apenas o seu corpo. Você está transformando a sua essência.
Então, quando você começar a criar desculpas para faltar o treino, pare por um segundo e reconheça que o fato de você não querer ir pra academia, é justamente o porquê que você deve ir. Se você não for, você simplesmente está se transformando em uma pessoa mentalmente mais fraca.
COMPARTILHAR:

+1